Evento com palestras e painéis para a atualização e o aprimoramento teórico e prático voltados para a saúde e educação em relação ao sono
A necessidade de um boa noite de sono torna o ambiente para o aluno e professor bem mais confortáveis para ambos no processo de aprendizagem e crescimento. Esta foi a tônica presente também no segundo dia do CONGRESSO INTERNACIONAL. Com mais de 700 inscritos e cerca de 1.100 mil visualizações no canal do Sieeesp no YouTube, e com 16 palestrantes no total, em diversos temas voltados para a saúde do sono na educação.
E no último dia do congresso, o doutor e especialista em Neurociência, Eduardo Leite Ribeiro do Valle (Academia de Neurologia do Brasil e Portugal), falou sobre Sonolência excessiva na sala de aula. “O sono é um mecanismo fisiológico fundamental para o corpo e a mente. Qualquer alteração pode influenciar diretamente na qualidade de vida das pessoas. Passamos cerca de 1/3 de nossas vidas dormindo e quando temos algum distúrbio relacionado ao sono, com certeza refletirá na piora da qualidade do sono e na nossa saúde”, afirma o neurologista. Ele ainda diz que a dificuldade de concentração leva à lentidão do raciocínio, com claros prejuízos à capacidade de aprender e, principalmente, à memória, que precisa de uma noite bem-dormida para fixar as novas informações acessadas durante o dia.
Já a professora e doutora Milene Bertolini explicou os tipos de transtornos respiratórios que implicam na aprendizagem: "Apneia Obstrutiva do Sono em Crianças e Transtorno de Aprendizagem”. Respirar pela boca na infância é um hábito que pode trazer uma série de malefícios, entre eles baixo rendimento escolar e problemas de crescimento. Pode apresentar no processo de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Bem como a importância de diagnosticar um respirador bucal logo nos primeiros anos de vida. Para tanto, comentou sobre as características de uma criança que respira pela boca, permitindo assim que psicopedagogos tenham condições de identificar tais casos em seus atendimentos e a partir daí analisar se a respiração pode ser uma das causas para as queixas de dificuldades de aprendizagem identificada. Com esses conhecimentos, o profissional terá condições de orientar melhor as famílias e as escolas na busca de um tratamento específico, bem como entender melhor as necessidades e dificuldades da criança em atendimento psicopedagógico.
Junto com a doutora Milene Bertolini, a doutora e otorrinolaringologista Jaqueline De Moraes Pereira os cuidados da Apneia Obstrutiva do Sono e Interferência desse Transtorno no Desempenho dos Professores. Com as principais causas sendo irritabilidade em sala de aula, piorar as funções cognitivas e risco de acidente automobilístico. A síndrome da apneia obstrutiva do sono é caracterizada pela obstrução completa ou parcial recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em períodos de apneia com consequente sonolência diurna.
A professora e doutora Celia Regina da Silva Rocha falou sobre Sono e Depressão/Ansiedade em Adolescentes. Há cada vez mais evidências de que o sono na adolescência é importante para a saúde mental não só atual, mas também futura dos jovens. Assim, não é de se admirar que a insônia grave, ou distúrbios sérios de sono, estejam entre os sintomas mais comuns de depressão entre adolescentes, afirma a professora.
Já a doutora Gisele Albuquerque falou os riscos do Autismo e prejuízos da falta do sono. Noites mal dormidas podem exacerbar alguns sintomas do transtorno do espectro autista, gerando prejuízos para o equilíbrio emocional, comportamental, de humor e da função cognitiva. Os distúrbios de sono também estão associados a maiores déficits de comunicação, obesidade e aumento no risco da criança se machucar.
Na última roda de conversa da noite, o doutor e oftalmologista Odilon Trefiglio falou sobre a importância do Sono, saúde e educação, junto com outros doutores e especialista na área, como o endocrinologista Adriano Pinheiro de Lemos, a doutora Luciana Menezes Nogueira Martins, o professor Júlio César de Freitas e a professora e especialista Edimara de Lima. Falaramsobre a importância do sono e sua higiene.Entre as principais recomendações da higiene do sono, eles destacaram:
Além disso, os especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.
“O sono é um componente essencial do desenvolvimento saudável e é necessário para a saúde física e mental”, finaliza a doutora Luciana Menezes.
No primeiro dia do evento foram discutidos os temas: O impacto da falta de sono nas pessoas com dislexia e TDAH, O impacto do sono na aprendizagem, O mau uso das tecnologias influencia negativamente nos sintomas do TDAH e desregula o sono e A importância de uma visão transdisciplinar no sono da mãe-bebe: da gravidez a primeira infância.
E se você perdeu alguma palestra do CONGRESSO INTERNACIONAL DO SONO: SAÚDE E EDUCAÇÃO, realização do Sieeesp em parceria com os institutos Dr. Marcio Ribeiro do Valle, Celia Godoy e o Dislexia TDAH Amor de Mãe, acesse o nosso canal do YouTube e assista ao evento na íntegra: https://www.youtube.com/c/SIEEESPoficial/videos